quarta-feira, 7 de junho de 2017

Um Breve Histórico do Instituto

O Instituto foi instalado em 4 de agosto de 1994 com o apoio do Consulado Geral da Rússia no Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Associação Internacional Lermontov.

Na ocasião houve apresentação do conjunto artístico Gzhel da Federação da Rússia no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fundadores do Instituto foram Alexander Grigorievich Lermontov (1908-2000) e Jeová de Arruda Câmara (1924-2013), junto com um grupo de brasileiros e compatriotas russos.

A principal forma de atividade – realização de encontros culturais (concertos musicais e de balé, encontros literários e históricos), dedicados à cultura e à história cultural de ambos os países.

Desde a fundação, o Instituto realizou uma série de concertos de música, conferências, eventos artísticos, inclusive de dança. Ele concebeu e apoiou o convênio, relativo à cooperação na área de ensino de balé entre a Escola de Dança Maria Olenewa do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a Academia de Ballet Russo A.Y. Vaganova. O Instituto também participou do Projeto Leste-Oeste do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e de outros projetos universitários.

Os membros do Instituto realizam suas atividades exclusivamente numa base voluntária. O Instituto não recebe qualquer financiamento oficial. Todos os eventos são realizados com base em patrocínios, sem contrapartida. O Instituto não tem cargos remunerados nem instalações permanentes.

Durante a longa doença e após a morte do presidente e do fundador do Instituto Jeová de Arruda Câmara em maio de 2013, a direção do Instituto não foi atualizada por um longo período.

Em 6 de julho de 2016 foi eleita nova Diretoria, Conselho Deliberativo e Conselho fiscal para o biênio 2016-2018, sob a Presidência da pianista e professora Maria Helena de Andrade. O Primeiro Vice-Presidente do Instituto é a professora carioca Helene Lermontov Borger. Vários outros descendentes da família Lermontov fazem parte do Instituto, como Vitor Lermontov Borger e Anna Lermontov.

A gestão operacional do Instituto é realizada pelo Secretário-geral e diretores.

O Instituto de Cultura colabora com o Conselho Coordenador dos Compatriotas Russos no Brasil e com a Associação dos Veteranos da FEB (ANVFEB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários corteses são bem vindos, os descorteses, os demais serão descartados.