domingo, 21 de novembro de 2021

Mostra de fotografias: Patriarca Kirill no Brasil

 

        Aniversário do Patriarca Kirill 

                   na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro

Mostra de fotografias, dedicada ao quinquênio da visita do Patriarca ao Brasil

 Alexander Zhebit

 
Em 21 de novembro, sábado, ocorreu a cerimónia da inauguração da mostra fotográfica, em comemoração da visita histórica do Patriarca Kirill da Igreja Ortodoxa de Moscou e da Rússia ao Brasil em 2016. Ela coincide com o septuagésimo quinto aniversário do nascimento do Patriarca e com a sua condecoração pelo Presidente da Rússia Vladimir Putin com a ordem de Santo André, mais alta comenda da Rússia, instituída ainda pelo Pedro I, o Grande, em 1698.

Promovida pela Diocese Argentina e Sul-Americana da Igreja Ortodoxa Russa em conjunto com a Arquidiocese Católica Romana de São Sebastião do Rio de Janeiro, a mostra, instalada na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, foi inaugurada pelo Eminentíssimo Cardeal Arcebispo D. Orani João Tempesta e pelo Excelentíssimo Embaixador da Federação da Rússia no Brasil Sr. Alexei Labetskyi, acompanhado da Embaixatriz Ekaterina Labetskaya. A cerimônia foi assistida pelo alto clero católico e ortodoxo da Cidade do Rio de Janeiro, pelo Cônsul Geral da Rússia no Rio de Janeiro Sr. Vladimir Tokmakov com a consulesa Svetlana Tokmakova, corpo diplomático russo e estrangeiro, autoridades civis e militares da Cidade do Rio de Janeiro, Prof. Israel Blajberg, Vice-Presidente da ANVFEB e da SOAMAR, associados do Instituto Cultural Brasil-Rússia Mikhail Lermontov, comunidade paroquial e civil russa e a freguesia da Catedral.

Nas suas palavras da inauguração, D. Orani Tempesta, cumprimentando o Embaixador e os presentes e ao se referir à visita do Patriarca Kirill, exaltou a união das igrejas cristãs em nome da paz e da justiça, da amizade e da aproximação entre os povos e os dois países, e em prol da superação da pobreza e dos males da pandemia. Ele destacou a importância da inauguração da mostra na Catedral Metropolitana na data quanto, há 45 anos, no dia 16 de novembro de 1976, ano do Tricentenário da Arquidiocese, foi sagrado o altar-mor da Catedral de São Sebastião, que se transferiu da Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Praça XV. 

O Embaixador Labetskiy, ao saudar o Cardeal Arcebispo D. Orani Tempesta e os presentes, parabenizou os anfitriões e os organizadores da mostra pela iniciativa e pela realização, lembrando a histórica liturgia do Patriarca Kirill ao pé da estátua do Cristo Redentor no Corcovado em memória de todos os cristãos perseguidos e destacando a relevância da visita e de sua memória para a compenetração das culturas, para a relação cada vez mais estreita entre a Rússia e o Brasil, entre seus povos e suas sociedades.  

 


Dentre outros pronunciamentos das autoridades eclesiásticas ortodoxas, destaca-se a saudação do Rev.º Pe. Higumeno Inocêncio, reitor da paróquia da Igreja da Santa Zinaída do Rio de Janeiro, em Santa Teresa. Pe. Inocêncio agradeceu aos anfitriões, promotores e organizadores da mostra e teve a nobre missão de entregar cartas de saudação, por motivo do quinquênio da visita e da mostra, escritas pelo Patriarca Kirill e dirigidas ao Cardeal Arcebispo D. Orani Tempesta e ao Embaixador da Federação da Rússia Alexei Labetskiy.

As autoridades cortaram a fita e inauguraram a mostra.

A cerimônia teve uma cobertura da mídia nacional e municipal e a mostra estará exposta na Catedral nas próximas semanas. 

Seguem algumas fotos da mostra e dos visitantes.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários corteses são bem vindos, os descorteses, os demais serão descartados.