sexta-feira, 29 de julho de 2022

Coro Turestkiy no Theatro Municipal

Grupo do Coro Turetskiy ao pé do Cristo Redentor

Alexander Zhebit

No dia 27 de julho, às 19 hs., apresentou-se o famoso Coro Turetskiy da Rússia no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, assistido com entusiasmo pelo público carioca, incluindo uma audiência significativa da diáspora russa e também dos amantes das artes e da cultura russas, entre eles os membros do Instituto Cultural Brasil-Rússia Mikhail Lermontov, que lotaram o espaço do Theatro Municipal.

O Coro Turetskiy é um grupo moderníssimo de canto artístico (art-group), um fenômeno musical do século XXI, com a trajetória de mais de 20 anos no palco, cujo repertório não tem fronteiras ou inibições de línguas, e que são conhecidos pelas suas turnês pelo mundo, menos na América Latina. O espetáculo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, em seguida, o em São Paulo (Memorial da América Latina), já antecedidos pelas apresentações em Buenos Aires e em Montevideo, são espetáculos inéditos na América do Sul.

O grupo é constituído pelo tradicional conjunto de 10 a 12 cantores, que fazem o núcleo original do coro, que é acrescido por um grupo recentemente criado, chamado de Soprano, de seis a oito cantoras, todos os artistas estando sob a regência e a direção de seu fundador Mikhail Turetskiy. Alguns deles, violinistas, acordeonistas, tecladistas e todos excelentes dançarinos, além de cantores.

A turnê do Coro no Brasil e na Argentina está patrocinada pela Prefeitura de Moscou, com o empenho pessoal do Prefeito Seguei Sobiánin, e está sendo apoiada e assessorada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia, pessoalmente pelo Embaixador da Rússia no Brasil Alexei Labetskiy e pelo Cônsul-Geral da Rússia no Rio de Janeiro Vladimir Tokmakov e pelo pessoal consular do Rio de Janeiro, com destaque a Egor Sergachev. A organização do espetáculo teve, na sua etapa inicial, a participação da direção do Instituto Cultural Brasil-Rússia Mikhail Lermontov.

No dia 27, o grupo foi apresentado para o público do Rio de Janeiro pelo Embaixador da Rússia no Brasil Alexei Labetskiy em pessoa. O canto exímio, a espiritualidade, o talento artístico, musical e teatral e o carisma do grupo cativaram e conquistaram o público, ávido de performances ao vivo no período pós-pandémico e, sobremaneira, em busca de concertos de música e de bel canto, sobretudo, os vindos da Rússia.

No RJ TV 2

O grupo, composto de cantores com vozes brilhantes e de tonalidades bem originais, abriu o espetáculo com Ave Maria, cantada pelo soprano masculino, que foi seguida por canções da música popular russa e cigana, intercaladas pela música de ópera, como a Princesa Turandot de Puccini, Sansão e Dalila de Saint-Saëns, pela canção italiana (Bella Ciao), por canções latinoamericanas, pela música judaica (Hava Nagila), pela capela e pela incomparável romança "Rouxinol" de Aliábiev/Delvig, cantado insuperavelmente por Mikhail Kuznetsov.

Foram cantados e acompanhados pelo publico o Hino da Cidade Maravilhosa e a Suíte do Pescador de Dorival Caymmi. O espetáculo finalizou-se com canções, cantaroladas pelo público, como as Noites de Moscou e outros cantos populares russos.

Enfim, foi uma festa inolvidável da música cantada, apresentada pelo Coro Turetskiy, da qual apresentamos aos nossos leitores alguns pequenos trechos deste grandioso espetáculo da música e do canto, nos desculpando pela qualidade inadequada de som e de vídeo.

Presidente do Instituto Cultural Brasil-Rússia Maria Helena de Andrade e Diretor Alexander Zhebit no espetáculo.

Canções populares russas

Hava Nagila

Rouxinol de Aliábiev/Delvig, cantado por Mikhail Kuznetsov

Romança cigana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários corteses são bem vindos, os descorteses, os demais serão descartados.