O filme A Ruptura (1968), do diretor Yuri Ozerov, será exibido gratuitamente pelo CPC-UMES na programação do projeto “Cinema Soviético e Russo em Casa".
O segundo episódio da série de cinco filmes tem início em julho de 1943, com a destituição de Mussolini e a invasão da Itália pelas tropas de Hitler.
Prossegue com a travessia do Dnieper pelo Exército Vermelho, a retomada de Kiev e o encontro de Roosevelt, Stalin e Churchill, em Teerã, para decidir a abertura da frente ocidental.
Recentemente restaurado pelo Estúdio Mosfilm em 4K, o épico é considerado uma referência entre os filmes de guerra.
Ozerov o concebeu entre 1967 e 1971, retratando os momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial: a batalha de Kursk, a travessia do Dnieper, a libertação de Kiev, a conferência de Teerã, as intensas batalhas por Berlim e a tomada do Reichstag, a rendição da Alemanha nazista e a conferência dos chefes da coalizão anti-Hitler em Yalta.
Ozerov concebeu a série entre 1967 e 1971, retratando momentos importantes da Segunda Guerra Mundial: a batalha de Kursk, a travessia do Dnieper, a libertação de Kiev, a conferência de Teerã, as intensas batalhas por Berlim e a tomada do Reichstag, a rendição da Alemanha nazista e a conferência dos chefes da coalizão anti-Hitler em Yalta.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.
As exibições estarão disponíveis de sexta, 23/05, 19h, até segunda, 26/05, 19h.
Endereço direto: Libertação: A Ruptura.
As informações foram extraídas da página do CPC-UMES - Centro Popular de Cultura da União Metropolitana de Estudantes Secundaristas, de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários corteses são bem vindos, os descorteses, os demais serão descartados.