Os filmes Batalha de Berlim (1971) e O Último Ataque (1971), do diretor Yuri Ozerov, serão exibidos gratuitamente pelo CPC-UMES na programação do projeto “Cinema Soviético e Russo em Casa".
A quarta parte, Batalha de Berlim, mostra os últimos meses da guerra.
Nos primeiros dias de fevereiro, na Conferência de Yalta, os chefes de governo Josef Stalin, Winston Churchill e Franklin Delano Roosevelt tratam das futuras operações militares.
O episódio retrata os momentos imediatamente anteriores à luta pela capital do Reich - a campanha da primavera de 1945 -, que culminou no cerco de Berlim pelo Exército soviético.
A quinta parte, O Último Ataque, mostra que, uma vez derrotada a resistência das últimas tropas alemãs que lutavam nos arredores de Berlim, as tropas soviéticas tomam o Reichstag e desfraldam a bandeira da vitória.
Em 2 de maio, após negociações, a guarnição de Berlim se rende incondicionalmente.
O filme termina nos lembrando de todos os danos que o fascismo causou, enumerando as mortes causadas pela guerra em diferentes países.
Recentemente restaurado pelo Estúdio Mosfilm em 4K, o épico é considerado uma referência entre os filmes de guerra.
Classificação Indicativa: Não recomendados para menores de 14 anos.
As exibições estarão disponíveis de sexta, 06/06, 19h, até segunda, 09/06, 19h.
Endereços diretos: Libertação - Batalha de Berlim e Libertação - O Último Ataque.
As informações foram extraídas da página do CPC-UMES - Centro Popular de Cultura da União Metropolitana de Estudantes Secundaristas, de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários corteses são bem vindos, os descorteses, os demais serão descartados.