quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Ostap Bender Chegou ao Rio de Janeiro!

O Sonho "Azul" se Tornou Realidade:
Ostap Bender Chegou ao Rio de Janeiro!

Alexander Zhebit



A estátua de Ostap Bender, o Grande Malandro, protagonista dos romances soviéticos satíricos de autoria de Iliá Arnóldovich ILF e de Evguêni Petróvich PETROV Dvenadtsat’ stúliev (As Doze Cadeiras). Zolotói teliônok (O Bezerro de Ouro), escritos nos anos 30 do século passado, chegou ao Rio de Janeiro.

A paixão de Ostap Bender, personagem-chave dos dois romances que se tornaram obras primas de sátira clássica na União Soviética e na Rússia, era o Rio de Janeiro, que ele nunca visitou, mas o seu sonho "azul" era de viajar ao Rio de Janeiro, ver as suas belezas e passear pelas suas avenidas e pela orla "de calça branca".

O fluxo significante de turistas da Rússia ao Brasil e sobretudo ao Rio de Janeiro nos dias de hoje tem sido motivado pelo sonho nunca realizado de Ostap Bender de ir ao Brasil e visitar o Rio de Janeiro.

O projeto de erigir uma estátua na Cidade do Rio de Janeiro ao personagem fictício, apaixonado pelo Rio de Janeiro, teve vários proponentes na Rússia até que surgisse há poucos dias a estátua de Ostap Bender, o Grande Malandro, cujas trapaças pareciam um jogo de xadrez, de tão estratégicas e de espontâneas que eram. Uma das malandragens bem perigosa foi tramada em mitológica Vassiukí, quando o Grande Malandro, sabendo somente o be-a-bá de xadrez, jogou em vários tabuleiros contra sócios do clube local de xadrez.

A estátua, cujo herói acena com uma peça do jogo, está instalada em frente ao famoso restaurante carioca Marius, no Leme, Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. O livro genial dos dois escritóres soviéticos influenciou muito várias gerações dos rússos. Dois filmes, bazeados numa saga de Ostap Bender- o grande Malandro muito simpático foram produzidos em seguida. Esse fez com que nenhuma pessoa falante russo escapou ao charme desse personagem fictício cujo principal objetivo era visitar o Rio de Janeiro , cidade maravilhosa, onde pessoas andam felizes, vestidas do branco, sem estresse e qualquer preocupação!
    O fluxo intenso dos turistos russos e outros falantes russo aconteceu em grande parte sob forte influência desse personagem charmoso, embora fictício. Agora, com a chegada no Rio da estatua linda e muito autentica daquele protagonista querido, a cidade maravilhosa vai virar ainda mais atraente aos olhos dos turistas estrangeiros e vai, sem dúvida influenciar no fluxo dos amantes de Ostap Bender! A localização perfeita da estatua, na beira da praia, no bairo charmoso da Leme, na porta do famoso Márius vai , sem dúvida atrair mais visitantes, anxiosos a conhecer todas as belezas da cidade tão querida do Ostap.
    Ostap Bender, finalmente conheceu a cidade dos sonhos dele!
    Vocé é muito ben vindo, Ostap!

    ResponderExcluir

Todos os comentários corteses são bem vindos, os descorteses, os demais serão descartados.