sábado, 30 de setembro de 2023

Guerra e Paz - Quarta parte - Pierre Bezukhov


O filme Guerra e Paz - Quarta parte - Pierre Bezukhov (1965-67), do diretor Serguei Bondarchuk, será exibido gratuitamente pelo CPC-UMES na programação do projeto “Cinema Soviético e Russo em Casa".

O Exército de Napoleão avança pelo território russo. Mas a evolução se mostra infrutífera pela efetividade da tática de “terra arrasada” do Exército Russo, sob o comando do marechal Mikhail Kutuzov, que não poupa Moscou, incendiando a cidade para que os invasores não encontrem “nem abrigo nem suprimentos”. Enquanto Moscou arde, os Rostovs se retiram e no caminho levam vários soldados feridos, entre eles Bolkonsky. Pierre Bezukhov permanece na cidade. Os franceses são derrotados na Batalha de Krasnoi, e iniciam o longo percurso de volta acossados pelas tropas russas.

À medida que presenciamos a guerra em toda a sua crueza, ressalta-se o repúdio de Tolstoi ao que o próprio escritor descreve como “o contrário da lógica da razão e da natureza humanas”.

Considerada a mais fiel adaptação cinematográfica do clássico de Tolstoi, o filme retrata, em quatro partes, o confronto entre Napoleão Bonaparte e a Rússia, relacionando-o às vidas das famílias Bolkonsky, Rostov e Bezukhov. O que começa como um desastre para os russos termina, sete anos mais tarde, com uma reviravolta, à medida em que a união contra o inimigo comum dissolve o antagonismo entre aristocracia e campesinato.

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1968), do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro (1969), e do Grande Prêmio do 4º Festival Internacional de Cinema de Moscou (1965).

Na próxima semana será exibida a última parte.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

As exibições estarão disponíveis de sexta, 29/09, 19h, até domingo, 01/10, 19h.

O endereço direto é Guerra e Paz.

Caminho alternativo: entrar no YouTube e procurar CPC-UMES, onde estará o filme.

As informações foram extraídas da página do CPC-UMES - Centro Popular de Cultura da União Metropolitana de Estudantes Secundaristas, de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários corteses são bem vindos, os descorteses, os demais serão descartados.