O filme Guerra e Paz - Terceira parte - O Ano de 1812 (1965-67), do diretor Serguei Bondarchuk, será exibido gratuitamente pelo CPC-UMES na programação do projeto “Cinema Soviético e Russo em Casa".
O exército de Napoleão invade a Rússia em 1812. Pierre Bezukhov acompanha a preparação para o iminente confronto. Ele se voluntaria para a artilharia na Batalha de Borodino, maior cena de guerra já filmada, que contou com 300 atores, 120 mil figurantes e o uso de 200 canhões e 100 mil fuzis. A unidade de Bolkonsky espera na reserva durante o conflito, e o príncipe é atingido por estilhaços de um tiro de canhão.
À medida que presenciamos a guerra em toda a sua crueza, ressalta-se o repúdio de Tolstoi ao que o próprio escritor descreve como “o contrário da lógica da razão e da natureza humanas”.
Considerada a mais fiel adaptação cinematográfica do clássico de Tolstoi, o filme retrata, em quatro partes, o confronto entre Napoleão Bonaparte e a Rússia, relacionando-o às vidas das famílias Bolkonsky, Rostov e Bezukhov. O que começa como um desastre para os russos termina, sete anos mais tarde, com uma reviravolta, à medida em que a união contra o inimigo comum dissolve o antagonismo entre aristocracia e campesinato.
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1968), do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro (1969), e do Grande Prêmio do 4º Festival Internacional de Cinema de Moscou (1965).
Na próxima semana será exibida a última parte.
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.
As exibições estarão disponíveis de sexta, 22/09, 19h, até domingo, 24/09, 19h.
O endereço direto é Guerra e Paz.
Caminho alternativo: entrar no YouTube e procurar CPC-UMES, onde estará o filme.
As informações foram extraídas da página do CPC-UMES - Centro Popular de Cultura da União Metropolitana de Estudantes Secundaristas, de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários corteses são bem vindos, os descorteses, os demais serão descartados.